Skip to content
Música tem papel primordial na formação das crianças

Música tem papel primordial na formação das crianças

A arte é, sem dúvida, um dos principais estímulos para o desenvolvimento da sensibilidade do ser humano. E, dentro desta perspectiva, a música é uma forma de comunicação para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em fase escolar, principalmente nas da Educação Infantil, pois elas expressam e vocalizam sentimentos ou emoções, traduzindo-os para os sons e palavras.

Os seres humanos, diferentes dos animais, aprenderam a diferenciar alturas, reconhecer e transpor frequências e com isso criaram a música. Existem muitos estudos, desde então, sobre a riqueza da prática musical em todas as idades.

É importante começar cedo. Assim, os pais podem inserir a música e a linguagem na vida da criança desde o seu nascimento, cantando ou encorajando-as e os professores podem continuar e acrescentar contribuições neste caminho. De acordo com o educador e psicólogo da música Edwin Gordon “o processo de compreensão e autonomia musical, a partir do qual se escuta, relembra, executa, interpreta, cria ou compõe, improvisa, lê ou escreve música” é imprescindível para o desenvolvimento do ser humano.

O Colégio Platão prioriza essa abordagem e vivência musical desde a Educação Infantil, contribuindo para a organização da memória, da percepção, do pensamento e desenvolvimento integral dos alunos. Também entende que a a música tem um papel primordial na formação de crianças, pois ela é capaz de transmitir muitos sentimentos, como alegria, tristeza ou calma entre outros. São experiências que a vida possuí e que constituem um fator muito importante na formação do caráter das crianças.

Quando estamos em um processo de inicialização musical com uma criança na escola, faz-se necessário que a aula seja dinâmica e prática, uma proposta que visa desenvolver a musicalidade infantil, na qual o aprendizado aconteça gradualmente de acordo com as potencialidades e habilidades de cada idade e consiga produzir respostas tanto de execução quanto de criação.

Por isso, inserir a música no período de pré e alfabetização com profissionais capacitados é imprescindível para o desenvolvimento da linguagem e do ser humano já que é uma das formas mais importantes da nossa expressão.

Por Equipe de Música do Colégio Platão

Compartilhe:

Fundado em 1985, o Colégio Platão, por meio da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, transformou-se em referência na educação para crianças e jovens de Maringá e região. Nestes 30 anos, o Platão tem ensinado milhares de estudantes e ajudado a formar milhares de cidadãos.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O Colégio

Conheça o Platão

Política de Privacidade

2ª Via de Boleto

Declaração IR

Trabalhe Conosco

Contato

Ensinos

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Ensino Médio

Projetos

Atividades Culturais

PAS UEM

Acesso Restrito

SophiA

Holerite Online

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta das 8h00 - 18h00
Back To Top
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?