skip to Main Content
Provas presenciais são importantes para preparar alunos do Ensino Médio

Provas presenciais são importantes para preparar alunos do Ensino Médio

Em virtude do cenário pelo qual passamos há mais de um ano, é compreensível que ainda haja pais e mães que prefiram ter seus filhos assistindo às aulas e fazendo provas de forma online. As instituições escolares precisam acolher essa decisão e oferecer um ensino remoto de qualidade.

Aqui no Platão é assim. Desde o início da pandemia, em março de 2020, nossa equipe pedagógica não poupou esforços em garantir que professores e alunos pudessem continuar tendo aulas e cumprindo o calendário letivo. É claro que foram necessárias muitas adaptações e houve desafios – até hoje há -, mas o mais importante é que a dedicação da equipe pedagógica sempre prevaleceu.

Entretanto, mesmo respeitando e acolhendo o direito à escolha das famílias, a escola precisa, com muita responsabilidade, organizar o ensino presencial. Sabemos o quanto estar com os colegas faz diferença no emocional de crianças e adolescentes. Mesmo que agora haja novas regras de convivência, é possível socializar e interagir.

Além das questões emocionais, o ensino presencial é mais eficaz para que os alunos vivam intensamente o processo de aprendizagem. A figura do professor, ao vivo e em cores, faz diferença e quem testemunha isso são os próprios estudantes.

E, se as aulas são presenciais, por que não haver provas presenciais?

As avaliações feitas em casa colaboram no desenvolvimento dos alunos e mensuram o quanto aprenderam, mas é claro que, considerando as situações que eles viverão fora da escola, o mais adequado é que vivam dentro dela essas experiências.

As provas do PAS/UEM, por exemplo, e concursos vestibulares têm sofrido alterações de datas e se adequado às novas exigências, mas continuam com as provas em modelo presencial. E, se os adolescentes se “desacostumarem” a fazê-las assim, pode ser que sejam prejudicados.

O corpo precisa estar adaptado ao tempo de uma prova e é preciso lembrar que, nessas horas, não haverá consulta.

Por isso, no Platão, desde meados do primeiro bimestre, os alunos do nonos anos e do Ensino Médio que estão vindo para as aulas presenciais no período da manhã estão fazendo as provas aqui no Colégio, na parte da tarde. Todos os protocolos de segurança são seguidos e eles têm a oportunidade de se preparar melhor para os desafios estão por vir.

Em suma, este é o nosso papel: acolher as decisões familiares e oferecer o melhor ensino remoto, mas não perder o foco do que continua acontecendo fora dos muros escolares.

Colégio Platão

Compartilhe:

Colégio Platão

Fundado em 1985, o Colégio Platão, por meio da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, transformou-se em referência na educação para crianças e jovens de Maringá e região. Nestes 30 anos, o Platão tem ensinado milhares de estudantes e ajudado a formar milhares de cidadãos.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?