skip to Main Content

A Educação Infantil

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

Assim, a Educação Infantil tem sua parcela de influência relevante, que considera o ser integral em todos os seus aspectos de desenvolvimento.

A aquisição de competências mais complexas no futuro depende de circuitos mais fundamentais que surgem nos primeiros meses e anos de vida nas diferentes funções cerebrais, sejam elas perceptuais, cognitivas ou emocionais.

Seja Platão você também!
Somos muitos, mas únicos.

Metodologia de Ensino Platão

Como mediador no processo de novas descobertas, o professor é incentivado a proporcionar desafios aos alunos. Isso se dá por meio de metodologias ativas e instigantes, que ajudam a desenvolver o espírito argumentativo e criativo, o que também incentiva o aluno a encontrar soluções para os problemas.

Compartilhar experiências e vivências é essencial para o saber, que precisa ser sociabilizado. Ou seja, o aluno precisa ser ativo no processo de aprendizado, cabendo ao professor orientar os caminhos para experiências transformadoras, adquirindo novos conhecimentos.

Quais são as principais habilidades infantis por faixa etária?

Colégio Platão
  • Está pronta para aprender a andar, explorar, experimentar, conhecer tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.
  • A linguagem está se aperfeiçoando e gosta de interagir com o adulto.
  • Imita gestos e atitudes que provocam risadas.
  • Por meio da sua rotina diária, começa a desenvolver um entendimento das sequências de acontecimentos.
Colégio Platão
  • Adora brincar, jogar, mexer, empilhar, esconder, fugir; ainda não gosta de compartilhar seus brinquedos.
  • Gosta de imitar as tarefas domésticas e tem interesse em imitar o adulto.
  • Sobe e desce escadas, o que fortalece seus músculos; começa a compreender alguns conceitos como dentro e fora, em cima e embaixo.
  • Gosta do abecedário e fala variadas palavras, canta músicas inteiras, reconhece cores básicas e conta pelo menos até 10.
  • Ainda não sabe controlar suas emoções; às vezes perde o controle porque não suporta ser contrariada.
Colégio Platão
  • Aprende a controlar os esfíncteres anais e a bexiga.
  • Aprecia atividades que exigem uma delicada coordenação motora, como desenhar.
  • Consegue abotoar e desabotoar roupas.
  • Tem percepção de três formas diferentes e é capaz de combinar blocos de madeira e construir pontes.
  • Sua noção de tempo ainda é limitada, mas consegue fazer a distinção do dia e da noite.
Colégio Platão
  • Fase da afirmação; quer quebrar os limites impostos.
  • Tem muita energia e quer fazer várias coisas ao mesmo tempo: falar enquanto come, vestir-se pulando, desenhar e cantar simultaneamente.
  • Gosta de “tagarelar”, pois está aperfeiçoando seu vocabulário.
  • Passa a construir um mundo de fantasia e faz de conta incrível; cria amigos imaginários.
  • Começa a ter a percepção de que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais.
Colégio Platão
  • Fala fluentemente, utilizando plurais, pronomes e tempos verbais variados.
  • Preocupa-se em agradar aos adultos, demonstrando maior sensibilidade às necessidades e sentimentos dos outros.
  • Entende melhor as formas e os números, por isso tem maior capacidade de fazer contas.
  • Tem a motricidade grossa e fina bem controlada, por isso pode andar de bicicleta, nadar, pular corda e também controlar a escrita com precisão.
Colégio Platão

PROJETO UNOi EDUCAÇÃO

O Projeto UNOi Educação foi construído pensando nos objetivos:

  • Identificar as peças que irão construir essa nova escola
  • Fomentar a reflexão sobre toda a ação pedagógica, sendo ela formal ou informal
  • Unir tecnologia ao processo de aprendizagem
  • Criar experiências únicas para que os alunos possam romper os muros da escola

E que educação iremos oferecer hoje para esse aluno no futuro?

Não falamos aqui de mercado de trabalho somente, mas desse indivíduo que no futuro precisará de novas ferramentas para sobreviver a tudo que estiver à sua volta. E, para que haja transformação da prática, precisamos falar de experiências. A experiência é aquilo que transforma o indivíduo. Quando um indivíduo vivencia o que está sendo ensinado, quando ele vive experiências significativas, ao final do processo já não será a mesma pessoa.

Pensando em toda essa problemática, que nos faz repensar a escola, o material do Projeto UNOi vem para facilitar o pensar pedagógico nos processos educacionais. Além de ser um material que está totalmente alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ele permite que o professor consiga caminhar com tranquilidade nos conteúdos propostos para cada série, promovendo reflexões, dando abertura para que o professor consiga construir os projetos pedagógicos, sem perder a qualidade dos conteúdos propostos em seu plano de ensino.

O Trajetoi na Educação Infantil trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que o aluno construa, de forma lúdica, as bases necessárias para o seu desenvolvimento integral, utilizando a música, a arte, o movimento, as habilidades psicomotoras, a oralidade e a construção do seu eu, do conviver e de se colocar no grupo, de forma argumentativa, no meio em que está inserido.

Partindo do pressuposto de que hoje vivemos numa cultura digital e pensando nos alunos que hoje estão na escola, precisamos pensar na sociedade daqui a dez anos, que não será a sociedade de agora.

Ensino Integral ou meio período

Ter as crianças o dia inteiro na escola exige organização de horários e espaços, da equipe e até mesmo da estrutura. Em um dos períodos o aluno recebe o conteúdo pedagógico e, no contraturno, desenvolvemos atividades diversificadas, sempre tendo em foco o brincar.

O período de contraturno é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas.

A diversidade permite aos alunos ampliar seu universo desde a infância, com as várias opções de atividades, ajudando-os a desenvolver melhor suas habilidades e talentos.

Horários Diferenciados

Visando ao melhor rendimento das crianças e à comodidade das famílias, o Platão tem horários diferenciados para o início das aulas. Essa prática é comprovada por especialistas da área da saúde.

08h00

(matutino e integral)

13h45

(vespertino)

PASP - Plano de Alimentação Saudável Platão

Colégio Platão

A alimentação das crianças e dos adolescentes no Colégio Platão é levada a sério. O Plano de Alimentação Saudável Platão – PASP – é uma proposta que oferece aos alunos um cuidado especial com a saúde.

Levando em conta a importância de uma alimentação adequada para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, o PASP oferece alimentos mais saudáveis, mais naturais e integrais, que sejam capazes de suprir as necessidades

As aulas de educação nutricional com profissional nutricionista propiciam uma experiência alimentar de aprendizado, o que desenvolve o senso crítico quanto à importância das nossas escolhas.

Refeitório próprio

Um local exclusivo para as nossas crianças. Aqui estimulamos a experimentação de novos alimentos e exploração de novos sabores. As crianças que almoçam na escola têm a atenção da nutricionista neste momento tão especial e também são acompanhadas pela equipe pedagógica.

Colégio Platão
Refeitório próprio

Professores Especialistas

O corpo docente da Educação Infantil conta com sete professores especialistas, todos profissionais de destaque em suas áreas de atuação e apaixonados pelo que fazem.

As aulas são ministradas em salas específicas, que são espaços equipados para promover a aprendizagem e decorados para estimular a participação das crianças.

Por meio dessas aulas, os alunos da Educação Infantil têm contato com um universo rico em conhecimento e repleto de experiências incríveis!

Projeto Bilíngue

O ensino de uma segunda língua desde a primeira infância estimula conexões cerebrais, desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e auxilia no desenvolvimento da memória e da atenção das crianças. As vantagens de um ensino bilíngue vão muito além do simples aprendizado de um novo idioma, afinal, o crescimento cognitivo é extremamente significativo.

Em nosso Projeto Bilíngue, a aprendizagem do inglês se desenvolve por meio da vivência de situações em que o uso da língua é inserido, a fim de proporcionar aos alunos situações do cotidiano para a prática do idioma, de forma muito similar à aquisição da língua materna.

Colégio Platão
Projeto Bilíngue - Educação Infantil

Atividades Extracurriculares

Além do foco na formação integral dos nossos alunos, oferecer atividades extracurriculares é uma forma de o Colégio Platão contribuir com a rotina das famílias. Sabemos o quanto é exigente para pais ou responsáveis administrar horários e trajetos e ter à disposição na própria escola essas atividades facilita o dia a dia familiar.

Nas mais diferentes áreas, as crianças podem fazer aulas que estimulam a criatividade, reforçam conceitos aprendidos em sala, desenvolvem o corpo e a mente. As aulas são realizadas em salas próprias, estruturadas para que as crianças possam se exercitar com conforto e segurança.

Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão

Eventos

A aprendizagem ganha mais significado quando encontra sentido fora da sala, por meio dos muitos eventos pedagógicos. A presença da família é essencial e fazemos questão de tê-la como parceira.

Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão

Espaços

E, para a exploração ficar ainda mais dinâmica, contamos com espaços pensados e planejados para trabalhar todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil como: jardim sensorial, quadras poliesportivas, pátio com momento exclusivo de uso, sala Maker, refeitório para almoço, biblioteca infantil, parquinhos, espaço de salas e banheiros exclusivos, sem acesso dos alunos mais velhos.

Back To Top
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?