skip to Main Content
Ciência na infância estimula a observação e ajuda na construção do conhecimento

Ciência na infância estimula a observação e ajuda na construção do conhecimento

Muitos neurocientistas entendem que as primeiras experiências determinam a capacidade de aprender ao longo da vida.

Toda criança carrega conhecimentos prévios, adquiridos em seu cotidiano, no meio familiar ou por sua cultura. E aí entra a ciência, trabalhando o meio cultural e social sem deixar de lado esses conhecimentos prévios adquiridos e valorizando suas curiosidades.

A ciência desenvolve habilidades, define conceitos, estimula a observação, questionamentos, investigação e ajuda a entender os seres vivos, o meio em que vivem e os acontecimentos do dia a dia.
Na infância, são muito exploradas as sensações; as crianças descobrem texturas, formas e sensações diferentes. E essas sensações podem ser estimuladas quando elas entram em contato com a natureza desenvolvendo a sua capacidade de agir, explorando e observando tudo que encontra ao seu redor.

No Colégio Platão, exploramos essas sensações, principalmente na Educação Infantil. Temos, nosso espaço “ Jardim das Sensações”, onde nossos alunos têm contato direto com objetos, plantas, animais e outros elementos. Eles apertam, seguram, cheiram, experimentam e observam, vivenciando e explorando assim o ambiente. Com o ensino remoto, também continuamos fazendo isso, por meio da parceria com a família. Pais e escola se unem para essas atividades, explorando o ambiente em que se encontram.

A ciência faz com que a criança, faça observação e registros de muitos fenômenos, que garantem a construção de conhecimentos e valores. Sabemos que, na escola, elas aprendem esses valores e comportamentos que acompanharão na idade adulta e as definirão como cidadãs.

A conscientização ambiental é outro fator importante. Durante as aulas de ciências da Educação Infantil e do Fundamental I, a educação ambiental está inserida em nossos conteúdos. Abordamos temas relacionados ao ambiente e reciclagem, conscientizando como se deve reaproveitar, reutilizar, reciclar, repensar e recuperar, reduzindo a quantidade de lixo no ambiente.

Também desenvolvemos projetos paralelos como “ O dia D”( envolvendo toda a comunidade escolar), relacionado à coleta seletiva de resíduos sólidos, materiais eletrônicos e outros. Trabalha-se a conscientização ambiental e social, pois todo esse material é destinado às cooperativas de reciclagem local. Nesse projeto procuramos mostrar para a comunidade escolar que a reciclagem é necessária em todos os setores de nossa vida, podendo ser praticada de forma rotineira, apenas mudando alguns hábitos do nosso dia-a-dia.

Cabe a nós, professores de ciências, estimularmos a ciência desde cedo, promovendo o interesse deles na preservação e proteção do meio ambiente, para que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, não apenas se limitando estudá-la.

Nossos pequenos já são cientistas; precisamos apenas motivá-los.

Por Jane Ranieiro Rocha
Professora de Ciências do Colégio Platão

Compartilhe:

Colégio Platão

Fundado em 1985, o Colégio Platão, por meio da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, transformou-se em referência na educação para crianças e jovens de Maringá e região. Nestes 30 anos, o Platão tem ensinado milhares de estudantes e ajudado a formar milhares de cidadãos.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?