skip to Main Content

O Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, o aluno se depara com desafios mais complexos, aprofunda os conhecimentos e aumenta o repertório. Nessa fase, os tópicos estudados servem para preparar os alunos para a próxima fase da educação básica: o Ensino Médio.

Também são realizados diferentes projetos interdisciplinares, tornando o processo de aquisição, troca e construção do conhecimento muito mais interessante, motivador e completo, consequentemente, a aprendizagem duradoura e significativa.

Nossos alunos, do 6º ao 9º ano, são cercados de atenção e afeto. As ações pedagógicas norteiam nossa rotina escolar, mas nosso dia a dia vai além da sala de aula.

Seja Platão você também!
Somos muitos, mas únicos.

Metodologia de Ensino Platão

Como mediador no processo de novas descobertas, o professor é incentivado a proporcionar desafios aos alunos. Isso se dá por meio de metodologias ativas e instigantes, que ajudam a desenvolver o espírito argumentativo e criativo, o que também incentiva o aluno a encontrar soluções para os problemas.

Compartilhar experiências e vivências é essencial para o saber, que precisa ser sociabilizado.

Ou seja, o aluno precisa ser ativo no processo de aprendizado, cabendo ao professor orientar os caminhos para experiências transformadoras, adquirindo novos conhecimentos.

Colégio Platão

PROJETO UNOi EDUCAÇÃO

O Projeto UNOi Educação foi construído pensando nos objetivos:

  • Identificar as peças que irão construir essa nova escola
  • Fomentar a reflexão sobre toda a ação pedagógica, sendo ela formal ou informal
  • Unir tecnologia ao processo de aprendizagem
  • Criar experiências únicas para que os alunos possam romper os muros da escola

E que educação iremos oferecer hoje para esse aluno no futuro?

Não falamos aqui de mercado de trabalho somente, mas desse indivíduo que no futuro irá precisar de novas ferramentas para sobreviver a tudo que estiver a sua volta. E, para que haja transformação da prática, precisamos falar de experiências. A experiência é aquilo que transforma o indivíduo. Quando um indivíduo vivencia o que está sendo ensinado, quando ele vive experiências significativas, ao final do processo já não será a mesma pessoa.

Pensando em toda essa problemática, que nos faz repensar a escola, o material do Projeto UNOi vem para facilitar o pensar pedagógico nos processos educacionais. Além de ser um material que está totalmente alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ele permite que o professor consiga caminhar com tranquilidade nos conteúdos propostos para cada série, promovendo reflexões, dando abertura para que o professor consiga construir os projetos pedagógicos, sem perder a qualidade dos conteúdos propostos em seu plano de ensino.

O Trajetoi no Ensino Fundamental II trabalha todas as habilidades e competências necessárias para que o aluno tenha um desenvolvimento integral, utilizando a música, a arte, o movimento, as habilidades psicomotoras, a oralidade e a construção do seu eu, do conviver e de se colocar no grupo, de forma argumentativa, no meio em que está inserido.

Partindo do pressuposto de que hoje vivemos numa cultura digital e pensando nos alunos que hoje estão na escola, precisamos pensar na sociedade daqui a dez anos, que não será a sociedade de agora.

Horários Diferenciados

Visando ao melhor rendimento das crianças e à comodidade das famílias, o Platão tem horários diferenciados para o início das aulas. Essa prática é comprovada por especialistas da área da saúde.

07h40

(Entrada)

12h15

(Saída)

Alimentação

Colégio Platão

A empresa Nutrebem é uma parceira do Colégio Platão que facilita a compra dos lanches na escola. A proposta é que os responsáveis façam a compra dos lanches por meio de um aplicativo. Esse controle envolve a quantidade de dinheiro gasto, o tipo de alimento permitido para consumo e as movimentações diárias. O aluno pode escolher dentre as opções autorizadas pela família e que são disponibilizadas pela escola.

Projetos Pedagógicos

Os projetos pedagógicos são uma forma de reforçar a aprendizagem e de desenvolver habilidades. Eles são organizados de forma que contemplem a individualidade e, ao mesmo tempo, promovam interação entre os participantes.

Sessão Coruja (somente nonos anos)

É um projeto que foi idealizado com o objetivo de explorar pedagogicamente toda a riqueza que o cinema, como arte, oferece aos espectadores. Muito mais que um momento de entretenimento e confraternização entre alunos e professores, o projeto visa provocar reflexões a partir das histórias da sétima arte, sejam elas baseadas na vida real ou aquelas nascidas da imaginação humana.

Prosa & Poesia (somente nonos anos)

É um concurso que valoriza e reconhece o talento dos alunos, do ensino médio, com as palavras. Os participantes têm um prazo para, a partir de um tema, produzir crônicas, contos e/ou poemas. Todos os anos, muitos talentos vêm à tona com essa atividade. Depois de avaliados, os melhores textos recebem uma premiação.

Monitorias

No período do contraturno, todos os dias e para todos os alunos, professores monitores ficam à disposição para tirar dúvidas e orientar para os estudos.

Platão Cast

Um projeto de Produção de Texto, que convida alunos para compartilharem experiências e opiniões sobre temas diversos.

Projeto Bilíngue

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, além da vivência na língua também por meio da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning ou Ensino Integrado de Conteúdo e Língua), os alunos passam a estudar também a estrutura gramatical da língua inglesa, que neste momento já está internalizada como forma de comunicação efetiva.

É nos anos finais do Ensino Fundamental que há a concretização do processo de aprendizagem de maneira global, abrangendo todas as habilidades da língua – ler, escrever, ouvir e falar.

Ao final do 9º ano, os alunos TOEFL ® Junior ™, seu segundo teste de proficiência internacional que avalia as seguintes competências comunicativas em inglês: Listening – Compreensão Oral; Reading – Compreensão de Leitura; Language Form and Meaning – Forma e Significado do Idioma.

Colégio Platão
Projeto Bilíngue - Ens. Fundamental II

Atividades Extracurriculares

Além do foco na formação integral dos nossos alunos, oferecer atividades extracurriculares é uma forma de o Colégio Platão contribuir com a rotina das famílias. Sabemos o quanto é exigente para pais ou responsáveis administrar horários e trajetos e ter à disposição na própria escola essas atividades facilita o dia a dia familiar.

Nas mais diferentes áreas, as crianças podem fazer aulas que estimulam a criatividade, reforçam conceitos aprendidos em sala, desenvolvem o corpo e a mente.

As aulas são realizadas em salas próprias, estruturadas para que as crianças possam se exercitar com conforto e segurança

(Clube da Leitura, Oficina de Matemática Básica, Oficina de Produção de Texto, Oficina de Língua Portuguesa, Organização de estudos, Grupo de Teatro Estudantil Platão, Som Platão, Oficina de Arte, Maker, Roboter, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, voleibol, balé, judô)

Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão

Eventos

A aprendizagem ganha mais significado quando encontra sentido fora da sala, por meio dos muitos eventos pedagógicos. A presença da família é essencial e fazemos questão de tê-la como parceira.

Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão
Colégio Platão

Espaços

As salas de aula do Ensino Fundamental II são amplas, arejadas e equipadas. Há dois pátios e espaços externos que servem para o momento do intervalo e quadras poliesportivas (duas delas cobertas) para as aulas de Educação Física e para as escolinhas esportivas.

Back To Top
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?