A arte é uma forma de conhecimento. Um modo de pensar, ler e interpretar o…

Programa Bilíngue também se reinventou e resultado tem sido satisfatório
No cenário atual, fomos apresentados a uma nova forma de viver a aprendizagem: a modalidade remota. Esse tipo de ensino veio cercado de desafios para todas as disciplinas e faixas etárias, contudo, para o ensino de inglês das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, surgiram alguns mais. Como manter a atenção das crianças e fazer com que elas participem da aula em uma língua que não conhecem? Como estimular a curiosidade e trazer entusiasmo para elas apenas diante de uma tela?
Essas crianças que iam todos os dias para a escola tinham uma rotina, contato físico com seus amigos, brincavam em áreas externas como parques e passeavam com os familiares, mas agora não podem praticar essas atividades como antes. É muito difícil para elas permanecerem sentadas e focadas, mesmo porque a criança aprende com o corpo todo. Fazer uso de recursos audiovisuais, contação de histórias, dança, canto, mímicas trazendo, de certa forma, movimento às aulas tem tido resultados bastante positivos no ensino da língua inglesa.
A língua estrangeira exige dos educadores uma atitude de acolhimento com os alunos, não se restringindo às ideias de certo ou errado e respeitando a individualidade de cada um. Assim sendo, torna-se necessário ressignificar esses conceitos, pois toda jornada de aprendizado da criança importa. Por isso, é necessário incentivar os processos de aprendizado para serem realizados de forma produtiva e espontânea.
Seja na modalidade remota ou híbrida, é possível manter a qualidade do ensino bilíngue e o ritmo de contato dos alunos com a língua inglesa sem romper a familiaridade adquirida durante as atividades presenciais. Porém, é muito importante ressaltar que a criatividade e a qualidade do corpo docente e a parceria entre a família e a escola são indispensáveis.
Aqui no Platão, as crianças mantiveram o contato com os professores nas aulas online para que pudessem interagir e praticar a língua. Durante essas aulas, tiravam suas dúvidas, cantavam, brincavam em momentos de bastante acolhimento. Além disso, os professores gravavam e enviavam para os alunos vídeos com explicação de conteúdos, contação de histórias e muita ludicidade. Agora, com o ensino híbrido, as crianças que estão em casa acompanham as aulas ao vivo e interagem com os amigos e professores em tempo real. Todos juntos, aprendendo e exercitando a língua aplicada no cotidiano. E, como já é nossa marca, a parceria com as famílias tem sido de suma importância nesse processo. O programa bilíngue se reinventou e tem tido excelentes resultados.
Por Ivana Barankievicz, Supervisora de Idiomas do Colégio Platão
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