Em virtude do cenário pelo qual passamos há mais de um ano, é compreensível que…

Educação Física na escola colabora no desenvolvimento global da criança
Na primeira infância e anos iniciais, o objetivo da Educação Física é a organização da motricidade da criança, que é um conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas e envolvem não somente o ato motor em si, mas também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional.
O corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas, sociais e motoras, além de proporcionar condições que são fundamentais no processo de ler e escrever. Nesta primeira fase da vida, mais do que em qualquer outra, a criança depende da ação corporal. Nada vale esse enorme esforço para alfabetizar se a aprendizagem da ação corporal não for significativa, pois ela é um mediador entre os sinais gráficos de uma linguagem escrita e o mundo concreto.
Assim, pode-se dizer que a Educação Física é fundamental nesta fase, pois ela desenvolve a consciência corporal de espaço e tempo e supre necessidades individuais da criança por meio da ludicidade, além da maneira correta de sentar-se, como segurar o lápis, entender que se deve escrever da esquerda para direita e sobre determinada linha entre outras coisas.
No Colégio Platão, o objetivo é a maior estimulação das crianças por meio da psicomotricidade, de atividades recreativas, de várias vivências criativas, do trabalho da coordenação motora fina, ampla e óculo manual, do equilíbrio, da força e da velocidade contribuindo de maneira expressiva para a organização motora. Além disso, pretende-se incentivar desde cedo a prática do movimento em todas as etapas da vida e influenciar os alunos na aquisição de hábitos e atitudes que contribuam para o desenvolvimento pessoal, social e motor e para a aquisição de qualidade de vida e promoção da saúde.
E como fazemos isso? Com muita dança, a partir da qual as crianças têm a oportunidade de se expressar. E a bola? Elas adoram, de qualquer tamanho e cor, seja de meia, de plástico, de couro, de vários esportes. Também colocam a mão na massa confeccionando seus próprios brinquedos como aviãozinho, peteca, pega-bola, bola de papel, o que aguça a criatividade. Com as atividades propostas sem material, como “siga o mestre”, “pegador”, exploração das linhas da quadra e jogos de imitação, elas vão usando a imaginação e explorando as múltiplas possibilidades com a mediação do professor e o aprendizado vai acontecendo de uma maneira prazerosa e leve. Tudo isso em espaços diferentes como a Sala de Ginástica Rítmica, as quadras e ginásio, os pátios, o parque, a Sala de Balé com espelho ou o tatame de Judô.
É uma alegria ver o avanço significativo dos nossos alunos no decorrer dos anos com o trabalho consciente realizado na disciplina de Educação Física. Bagagem importante para o desenvolvimento global dos alunos.
A criança abre-se para o mundo quando adquire consciência corporal e a Educação Física faz parte desse momento mágico!
Por Léia Giovanna Vasconcelos – Professora de Educação Física do Colégio Platão
Comments (0)