A Educação Infantil
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.
Assim, a Educação Infantil tem sua parcela de influência relevante, que considera o ser integral em todos os seus aspectos de desenvolvimento.
A aquisição de competências mais complexas no futuro depende de circuitos mais fundamentais que surgem nos primeiros meses e anos de vida nas diferentes funções cerebrais, sejam elas perceptuais, cognitivas ou emocionais.
Metodologia de Ensino Platão
Como mediador no processo de novas descobertas, o professor é incentivado a proporcionar desafios aos alunos. Isso se dá por meio de metodologias ativas e instigantes, que ajudam a desenvolver o espírito argumentativo e criativo, o que também incentiva o aluno a encontrar soluções para os problemas.
Compartilhar experiências e vivências é essencial para o saber, que precisa ser sociabilizado. Ou seja, o aluno precisa ser ativo no processo de aprendizado, cabendo ao professor orientar os caminhos para experiências transformadoras, adquirindo novos conhecimentos.
Quais são as principais habilidades infantis por faixa etária?
- Está pronta para aprender a andar, explorar, experimentar, conhecer tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.
- A linguagem está se aperfeiçoando e gosta de interagir com o adulto.
- Imita gestos e atitudes que provocam risadas.
- Por meio da sua rotina diária, começa a desenvolver um entendimento das sequências de acontecimentos.
- Adora brincar, jogar, mexer, empilhar, esconder, fugir; ainda não gosta de compartilhar seus brinquedos.
- Gosta de imitar as tarefas domésticas e tem interesse em imitar o adulto.
- Sobe e desce escadas, o que fortalece seus músculos; começa a compreender alguns conceitos como dentro e fora, em cima e embaixo.
- Gosta do abecedário e fala variadas palavras, canta músicas inteiras, reconhece cores básicas e conta pelo menos até 10.
- Ainda não sabe controlar suas emoções; às vezes perde o controle porque não suporta ser contrariada.
- Aprende a controlar os esfíncteres anais e a bexiga.
- Aprecia atividades que exigem uma delicada coordenação motora, como desenhar.
- Consegue abotoar e desabotoar roupas.
- Tem percepção de três formas diferentes e é capaz de combinar blocos de madeira e construir pontes.
- Sua noção de tempo ainda é limitada, mas consegue fazer a distinção do dia e da noite.
- Fase da afirmação; quer quebrar os limites impostos.
- Tem muita energia e quer fazer várias coisas ao mesmo tempo: falar enquanto come, vestir-se pulando, desenhar e cantar simultaneamente.
- Gosta de “tagarelar”, pois está aperfeiçoando seu vocabulário.
- Passa a construir um mundo de fantasia e faz de conta incrível; cria amigos imaginários.
- Começa a ter a percepção de que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais.
- Fala fluentemente, utilizando plurais, pronomes e tempos verbais variados.
- Preocupa-se em agradar aos adultos, demonstrando maior sensibilidade às necessidades e sentimentos dos outros.
- Entende melhor as formas e os números, por isso tem maior capacidade de fazer contas.
- Tem a motricidade grossa e fina bem controlada, por isso pode andar de bicicleta, nadar, pular corda e também controlar a escrita com precisão.
Ensino Integral ou meio período
Ter as crianças o dia inteiro na escola exige organização de horários e espaços, da equipe e até mesmo da estrutura. Em um dos períodos o aluno recebe o conteúdo pedagógico e, no contraturno, desenvolvemos atividades diversificadas, sempre tendo em foco o brincar.
O período de contraturno é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas.
A diversidade permite aos alunos ampliar seu universo desde a infância, com as várias opções de atividades, ajudando-os a desenvolver melhor suas habilidades e talentos.
Horários Diferenciados
PASP - Plano de Alimentação Saudável Platão
A alimentação das crianças e dos adolescentes no Colégio Platão é levada a sério. O Plano de Alimentação Saudável Platão – PASP – é uma proposta que oferece aos alunos um cuidado especial com a saúde.
Levando em conta a importância de uma alimentação adequada para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, o PASP oferece alimentos mais saudáveis, mais naturais e integrais, que sejam capazes de suprir as necessidades
As aulas de educação nutricional com profissional nutricionista propiciam uma experiência alimentar de aprendizado, o que desenvolve o senso crítico quanto à importância das nossas escolhas.
Refeitório próprio
Um local exclusivo para as nossas crianças. Aqui estimulamos a experimentação de novos alimentos e exploração de novos sabores. As crianças que almoçam na escola têm a atenção da nutricionista neste momento tão especial e também são acompanhadas pela equipe pedagógica.
Professores Especialistas
O corpo docente da Educação Infantil conta com sete professores especialistas, todos profissionais de destaque em suas áreas de atuação e apaixonados pelo que fazem.
As aulas são ministradas em salas específicas, que são espaços equipados para promover a aprendizagem e decorados para estimular a participação das crianças.
Por meio dessas aulas, os alunos da Educação Infantil têm contato com um universo rico em conhecimento e repleto de experiências incríveis!
Projeto Bilíngue
O ensino de uma segunda língua desde a primeira infância estimula conexões cerebrais, desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e auxilia no desenvolvimento da memória e da atenção das crianças. As vantagens de um ensino bilíngue vão muito além do simples aprendizado de um novo idioma, afinal, o crescimento cognitivo é extremamente significativo.
Em nosso Projeto Bilíngue, a aprendizagem do inglês se desenvolve por meio da vivência de situações em que o uso da língua é inserido, a fim de proporcionar aos alunos situações do cotidiano para a prática do idioma, de forma muito similar à aquisição da língua materna.
Projetos
Além do foco na formação integral dos nossos alunos, oferecer projetos é uma forma de o Colégio Platão contribuir com a rotina das famílias. Sabemos o quanto é exigente para pais ou responsáveis administrar horários e trajetos e ter à disposição na própria escola essas atividades facilita o dia a dia familiar.
Nas mais diferentes áreas, as crianças podem fazer aulas que estimulam a criatividade, reforçam conceitos aprendidos em sala, desenvolvem o corpo e a mente. As aulas são realizadas em salas próprias, estruturadas para que as crianças possam se exercitar com conforto e segurança.
Eventos
A aprendizagem ganha mais significado quando encontra sentido fora da sala, por meio dos muitos eventos pedagógicos. A presença da família é essencial e fazemos questão de tê-la como parceira.
Espaços
E, para a exploração ficar ainda mais dinâmica, contamos com espaços pensados e planejados para trabalhar todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil como: jardim sensorial, quadras poliesportivas, pátio com momento exclusivo de uso, sala Maker, refeitório para almoço, biblioteca infantil, parquinhos, espaço de salas e banheiros exclusivos, sem acesso dos alunos mais velhos.