Protocolo das Atividades Administrativas e Pedagógicas
O objetivo do plano de contingência é a redução da propagação do vírus e detecção rápida de eventuais casos. Ele está pautado na Resolução nº 860/2021, publicada em 23/09/21 pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A seguir, descrevemos como ficou organizada nossa rotina diária para as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como para os colaboradores dos departamentos administrativos e quais medidas foram adotadas para essa nova realidade.
ATIVIDADES REGULARES
- Higiene dos espaços da escola: é realizada pela equipe escolar de forma sistemática e conforme recomendação da Secretaria Estadual da Saúde, com desinfecção de todos os ambientes da instituição diariamente.
- Nas aulas de Educação Física privilegiam-se os espaços ao ar livre.
- Lixeiras são abertas ou tem acionamento automático, para evitar o contato físico.
- Distanciamento mínimo permitido de acordo com as orientações e regras sanitárias.
- Corredores e escadas são direcionados com sentidos únicos para minimizar o tráfego de pessoas.
- Desinfecção dos ambientes internos e externos é mais intensificada em locais que tenham corrimãos, telefones, maçanetas, interruptores, carteiras, entre outros.
- Utilização dos elevadores restrita apenas para alunos e funcionários com necessidades especiais.
BANHEIROS
- Banheiros com orientação da equipe pedagógica para higienização das mãos.
- Desinfecção dos corrimãos e maçanetas a cada uso.
ACESSO E SAÍDA
- Aferição de temperatura na entrada de todos os funcionários, professores, alunos e prestadores de serviços, não sendo permitida a entrada caso a temperatura seja acima de 36,8°; caso aconteça, há orientação para que se procure um médico e/ou hospital.
- Portões de entrada: após a entrada e aferição da temperatura, todos os funcionários, professores, alunos e prestadores de serviços higienizam as mãos com álcool em gel.
- O acesso à escola só é permitido com o uso de máscara de proteção e todos são instruídos quanto ao uso correto (cobrir nariz e boca) e à troca a cada duas horas.
- Pais ou responsáveis são orientados a aguardar os alunos fora da instituição, para que não haja aglomeração.
- Os professores/colaboradores seguem os mesmos protocolos de cuidados, incluindo uso de EPI’S, sendo treinados e orientados a manter atenção a qualquer situação de anormalidade.
REFEITÓRIO/SALA DOS PROFESSORES
- No refeitório os funcionários e professores utilizam o seu próprio talher e copo, sendo proibido o compartilhamento desses utensílios e de outros de uso pessoal.
INTERVALOS/ ALIMENTAÇÃO
- Os bebedouros estão desativados e alunos e funcionários são instruídos a trazer de casa a sua garrafinha de água; o compartilhamento de objetos pessoais está proibido.
- A cantina escolar trabalha com o sistema digital de compra de lanches de alunos e funcionários, não sendo necessário o manuseio de dinheiro no espaço.
- Nos intervalos, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio podem consumir seu lanche de duas formas: adquirir uma opção da cantina por meio de agendamento feito por aplicativo ou trazer de casa (sem compartilhar com colegas).
SALAS
- Salas de aula: o distanciamento das carteiras segue a determinação da Secretaria da Saúde e há um dispenser de álcool em gel 70% na porta de entrada de cada sala. Todas são amplas e mantidas com portas e janelas abertas.
- A desinfecção de carteiras e cadeiras é feita a cada final de período.
MEDIDAS A SEREM TOMADAS
CASOS DE SINTOMAS E/OU CASOS POSITIVADOS
PREVENÇÃO:
- A recomendação é que alunos que tenham voltado de viagem assistam às aulas remotamente por um período de 04 dias.
SUSPEITA:
- Alunos, professores e funcionários que apresentarem um dos sintomas, como febre, tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, dor de garganta, dores no corpo ou dor de cabeça, deverão comunicar o Colégio e se afastar por tempo determinado pelo profissional da saúde competente.
CONFIRMADO:
- Com o resultado positivo, há a orientação de se procurar atendimento médico, bem como respeitar o afastamento necessário, conforme cada caso. No caso dos alunos, eles terão acesso às aulas ao vivo enquanto durar o isolamento.
ENSINO REMOTO
As aulas serão transmitidas ao vivo, no horário normal, nos seguintes casos:
– alunos que fazem parte do grupo de risco, com comprovação médica;
– alunos com atestado médico;
– alunos que estejam cumprindo quarentena da Covid.
Eles devem usar a camiseta do uniforme. Essa medida faz com que se estabeleça uma rotina e um maior envolvimento com as aulas.
Os professores continuarão a manter a interação com os alunos que estão na sala e também com os que assistem de casa, inclusive tirando dúvidas.
As monitorias do contraturno são feitas presencialmente, seguindo os mesmos cuidados de segurança para o atendimento aos alunos.
Este Plano de Contingência foi atualizado conforme as medidas contidas nas Resoluções atuais editadas pelas Autoridades Sanitárias do Governo do Estado do Paraná e de acordo com os Decretos Municipais vigentes nesta data.
Tais medidas poderão sofrer atualizações diárias conforme as atualizações das resoluções e decretos.
Maringá, fevereiro de 2022.
Colégio Platão